segunda-feira, 28 de julho de 2008

Técnicos do SEBRAE/RN visitam Feira do Empreendedor em Fortaleza/CE

Os técnicos do SEBRAE/RN Robson Lopes Matos e Leonel Pontes visitaram a Feira do Empreendedor em Fortaleza/CE, no dia 26 de julho. Também integrou a caravana a arquiteta responsável pelo projeto da Feira do Empreendedor que acontecerá em Mossoró no período de 19 a 22 de novembro de 2008.

Além de conhecer a estrutura do evento da capital cearense os técnicos do SEBRAE/RN fizeram contatos com expositores para que os mesmos também venham a expor durante a Feira do Empreendedor que acontecerá em solo potiguar.

A Feira do Empreendedor é o evento de Acesso a Mercado mais significativo e de maior porte realizado pelo Sistema SEBRAE em todo o Brasil, desde 1994. Em 2006 a feira aconteceu em Natal e em 2008 pela primeira vez será sediada em Mossoró.

Seu objetivo é fomentar e diversificar as atividades econômicas na região, estimulando e facilitando o acesso dos empresários e de potenciais empreendedores à diferentes oportunidades de negócio e ainda disponibilizando instrumentos de orientação empresarial para quem deseja montar seu próprio negócio ou diversificá-lo. O evento é um espaço para pessoas empreendedoras, que buscam caminhos para implementar e impulsionar os negócios.

Pelos estandes da Feira do Empreendedor também empreendedores que querem investir no próprio negócio. Eles encontram, no local, soluções para os desafios da gestão de processos e melhoria de produtos e serviços, orientação sobre como agir, novas idéias e capacitação oferecida pelo SEBRAE.

V Feira de Negócios do Vale do Açu

Acontecerá na cidade de Assú/RN, no período de 31 de julho a 02 de agosto de 2008, a V Feira de Negócios do Vale do Açu. Uma ação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e em parceira com a Prefeitura Municial de Assú e SEBRAE/RN.
A Feira de Negócios acontecerá na Praça São João, no centro de Assú e contará com uma média de 120 stands com expositores dos mais variados segmentos empresariais das cidades do Vale do Açu.
O SEBRAE/RN está presente no evento com uma estrutura de Atendimento em Orientação Empresarial, Palestras Gerenciais, Oportunidades de Negócios, Publicações sobre temas de Gestão no Negócio. Um stand com Psicultura onde será demonstrado vários meios de aproveitamento da carne do peixe e uma estrutura inovadora abordando o Negócio Rural que será ocupada pelo Assentamento Rural Novo Pingos e que apresentará unidades de beneficiamento da castanha do caju, produção de mel de abelha, produção de hortifrutigranjeiros agroecológicos, todas essas ações são acompanhadas pelos projetos setoriais do SEBRAE no Estado.

domingo, 27 de julho de 2008

Oficina SEBRAE de Empreendedorismo em Assú encerra suas atividades com sucesso total!

A Oficina SEBRAE de Empreendedorismo, que aconteceu no período de 21 a 25 de julho de 2008, na Praça de Eventos Jota Keully em Assú/RN, encerrou suas atividades e foi avaliada como sucesso total por participantes, instrutores, parceiros e equipe do SEBRAE/RN - Escritório Regional de Assú.

Durante o último dia de capacitação, aconteceu a premiação de dois empreendedores que obtiveram o maior destaque na oficina. O prêmio será um stand para o primeiro colocado e outro para o segundo na V Feira de Negócios do Vale do Açu, que acontecerá em Assú no período de 31 de julho a 02 de agosto de 2008. Essa premiação foi oferecida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico.

O prefeito de Assú, Ronaldo Soares, falou durante o encerramento do evento da importância desse tipo de capacitação para os empreendedores e para a economia da cidade de Assú. Também esteve presente ao evento a Sra. Maria da Conceição - representante da Pastoral da Pessoa Idosa em Assú que na oportunidade recebeu das mãos de Leonel Pontes, técnico do SEBRAE /RN, uma cesta básica representando todos os alimentos que serão entregues à entidade. Esses alimentos foram recolhidos pelo SEBRAE no período de inscrição para o evento.

A Rádio Princesa do Vale esteve presente na cobertura do evento, como fez durante todo o evento e no último dia o radialista Edmilson Silva entrevistou alguns dos empreendedores que participaram da oficina e pode observar o sentimento de realização e a qualidade das informações que estes empreendedores haviam vivenciado durante a semana de capacitação.

A ganhadora de um stand na V Feira de Negócios do Vale do Açu.

Sra. Maria da Conceição durante a entrega simbólica dos alimentos que serão doados à Pastoral da Pessoa Idosa.


Participantes com os seus certificados de participação na oficina.


O público prestigiou todo o evento, lotando o auditório da oficina.

Edmilson Silva (Rádio Princesa do Vale) entrevistando uma das participantes do evento.


sexta-feira, 25 de julho de 2008

Técnicos do SEBRAE/RN visitam Oficina SEBRAE de Empreendedorismo em Assú/RN.

A Oficina SEBRAE de Empreendedorismo recebeu, em seu terceiro dia de realização, a visita de técnicos do SEBRAE/RN que vieram acompanhar o desenvolvimento do evento, trocar experiências e conhecer a estrutura montada na cidade de Assú/RN. Durante o evento os técnicos Robson Lopes Matos do Escritório Regional de Mossoró, Elisete Cristina Lopes e Isabela Costa Cavalcanti da Unidade de Orientação Empresarial do SEBRAE em Natal visitaram toda a estrutura, participaram das reuniões com os facilitadores do evento e com a coordenadora do projeto no Rio Grande do Norte Magna Jeany Araújo de Souza.

Uma rica oportunidade de interação entre técnicos de diversas unidades do SEBRAE/RN, que junto aos técnicos do Escritório Regional de Assú celebraram o sucesso alcançado pelo evento.

Técnicos do SEBRAE/RN e equipe de instrutores da Oficina SEBRAE de Empreendedorismo em Assú/RN.
Reunião de avaliação e monitoramento realizada com os instrutores e os técnicos do SEBRAE/RN.

A ONG e a Cooperativa Carnaúba Viva foram o destaque no 3º Dia de Oficina SEBRAE de Empreendedorismo

O terceiro dia de Oficina SEBRAE de Empreendedorismo foi marcado pelo relato da presidente da Cooperativa Carnaúba Viva, de Assú/RN. Na oportunidade Grácia Ramalho falou para os mais de 400 participantes sobre a importância do SONHO para o empreendedor e principalmente da persistência e coragem para vencer os desafios e realizar esses sonhos. Em um relato emocionado Grácia mostrou o trabalho que é desenvolvido pela ONG e pela Cooperativa Carnaúba Viva e principalmente a inclusão social e o impacto econômico que tem alcançado o trabalho inovador realizado.

Para a platéia presente foi uma grande oportunidade para ver que é possível realizar o sonho de empreender, independente da situação em quem se encontra. O importante é querer e buscar mecanismos para realizar, nesse sentido Grácia ressaltou a importância da capacitação e a relevante contribuição que o SEBRAE tem dado à região do Vale do Açu, levando informação que produz conhecimento.



quarta-feira, 23 de julho de 2008

Oficina SEBRAE de Empreendedorismo recebe visita de equipe do SEBRAE Nacional

A Oficina SEBRAE de Empreendedorismo continua sendo um sucesso total na cidade de Assú, ontem, 22/07/2008, eram mais de 400 empreendedores recebendo informações sobre Gestão de Negócios. Durante o evento a equipe do SEBRAE/RN - Escritório Regional de Assú, na pessoa do Gerente Regional, Fernando de Sá Leitão recebeu a visita do Gerente da Unidade de Atendimento Individual do SEBRAE Nacional, Ênio Pinto, Marcus Vinícius também do SEBRAE Nacional e do Gerente da Unidade de Atendimento Individual do SEBRAE/RN, Célio Vieira de Moura. Na oportunidade Ênio enfatizou a importância do trabalho da Oficina SEBRAE de Empreendedorismo e impacto social e econômico que ela proporciona.
Fernando Sá Leitão, Marcus Vinícius, Célio Vieira de Moura e Ênio Pinto durante a Oficina SEBRAE de Empreendedorismo.


Oficina SEBRAE de Empreendedorismo - Mais de 400 empreendedores presentes no evento.

Marcus Vinícius, Ênio Pinto, Célio Vieira de Moura e Leonel Pontes durante a Oficina SEBRAE de Empreendedorismo.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Sucesso no lançamento da Oficina SEBRAE de Empreendedorismo em Assú/RN

Um grande sucesso é o que todos que participaram do primeiro dia da Oficina SEBRAE de Empreendedorismo, acontecido em Assú/RN, afirmaram. O maior evento de capacitação realizado em 2008 na cidade de Assú contou com um público de mais de 350 empresários e empreendedores de Assú e cidades vizinhas estiveram presentes e na oportunidade assistiram a Palestra "O fim do Emprego" ministrada por Fernando de Sá Leitão e após iniciaram os trabalhos em sala de aulas onde são acompanhados por 10 consultores e tratarão de temas como Empreendedorismo, Gestão Financeira, Formalização Orientada do Negócio, Acesso a Linhas de Financiamento e outros temas sobre Gestão de Negócios.

Leonel Pontes
Analista
SEBRAE/RN - Escritório Regional de Assú

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Oficina SEBRAE de Empreendedorismo em Assú/RN

Terá início hoje na cidade de Assú a Oficina SEBRAE de Empreendedorismo. O maior evento de capacitação em Gestão Empresarial realizado no Vale do Açu em 2008. Você empresário, formal ou informal, o empreendedor que está prestes a realizar o sonho do próprio negócio essa é uma oportunidade da qual você não pode deixar de participar!
Venha e se junte aos muitos empreendedores que estarão se capacitando e fazendo grandes negócios!!!

Local: Praça de Eventos Jota Keuly - Centro - Assú
Período: De 21 a 25 de julho de 2008
Horário: Das 19 as 22 horas.

Realização:
- SEBRAE/RN

Parceiros:
- Prefeitura de Assú
- Governo do Estado do RN

Apoio:
- Rádio Princesa do Vale

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Crescer, sim, mas com cautela!

Antes de abrir filiais ou novos negócios, é essencial formar equipes às quais se delegarão poderes, de modo que cada unidade possa ser gerida com independência.

Um desejo de dez entre dez empresários é expandir o seu negócio. E, dependendo do ramo, só abrindo filiais. A concretização desse sonho, no entanto, não depende só da vontade que o empresário tem de crescer. "Primeiramente é preciso ter um bom controle do fluxo de caixa para definir quando, quanto e como irá crescer", diz o professor Fernando Almeida, coordenador do curso de pós-graduação de monitoramento estratégico competitivo da Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada à FEA/USP.

O empresário José Nilo Biasibetti, por exemplo, diz que só decidiu expandir o seu restaurante depois de muito planejamento. Em 1989 ele abriu o seu primeiro empreendimento, a Vacaria Churrascaria, em Itaboraí, no Rio de Janeiro. Com estilo popular, a casa começou atendendo caminhoneiros e famílias da região e funcionava em esquema de rodízio. Logo em seguida Biasibetti inaugurou um restaurante anexo ao primeiro, com refeições self-service.

O passo mais ousado do empresário, porém, veio só em 2002, quando ele abriu o Verdanna Grill, restaurante à la carte localizado em Niterói, 30 quilômetros distante das duas primeiras unidades. Voltado para clientes de maior poder aquisitivo, o Verdanna oferece pratos à base de frutos do mar e de carnes. Mas por que em Niterói? Para saber onde deveria abrir a nova unidade e que perfil de público atingiria, o empresário carioca encomendou uma pesquisa.

"Descobri que em Niterói havia demanda por um restaurante mais sofisticado."

Tropa de eliteNos seus três restaurantes, Biasibetti conta com seis funcionários aos quais delega funções de gerência, finanças e compras. O empresário fica em tempo integral no Verdanna e duas vezes por mês visita o Vacaria, onde seu irmão e sócio Félix dá expediente. "Mas diariamente troco e-mails e falo ao telefone com a equipe que fica nos outros endereços para me informar sobre o andamento dos negócios", afirma.

Contar com pessoal estratégico na linha de frente é o caminho ideal para expandir o negócio com sucesso, segundo o consultor Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto, especialista em ocupação de mercado. "Mas é preciso saber a quem delegar o quê", diz. O próprio Biasibetti admite que teve problemas nessa área antes de acertar a mão. "No começo eu contratava profissionais experientes, com altos salários, para gerenciar meus restaurantes. Mas eles não demonstravam comprometimento e ficavam pouco tempo na empresa", afirma. "Descobri que a saída era formar a própria mão-de-obra, dando oportunidade de crescimento profissional aos funcionários."

Com uma tropa de elite em cada filial fica mais fácil administrar as diferentes unidades independentemente uma da outra, segundo Cherto. "É semelhante ao sistema de franquias e costuma dar bons resultados", diz. Por ter optado por esse caminho, Biasibetti não precisa se preocupar com os estoques dos três restaurantes. Ele escolhe os fornecedores, mas só faz as compras do Verdanna. "As das duas unidades do Vacaria ficam por conta da equipe de lá", diz. O empresário garante que, dessa forma, consegue avaliar os custos e lucros reais de cada loja.
Filial no exteriorIndependência, sim, mas sem que o dono perca o controle global do negócio. A dica é padronizar sempre que possível os produtos e os serviços, o que facilita a administração, qualquer que seja o tamanho da empresa. Quem atua em ramos que consistem na compra e revenda de mercadorias, seja uma loja de presentes, de brinquedos ou de moda, por exemplo, certamente tem mais facilidade para estabelecer padrões, segundo especialistas. "Para quem processa produtos antes de vendê-los, como é o caso de um restaurante, costuma ser mais complicado", diz o professor Almeida, da FIA. Mas não é impossível, segundo Biasibetti. "Criei um sistema de fichas, nas quais são anotadas as matérias-primas, assim como todos os processos de preparação dos pratos, que variam dependendo do restaurante", diz. "Tem dado tão certo que me dou o direito de sonhar grande", afirma o empresário. Ele tem planos de abrir futuramente um restaurante em São Paulo e, quem sabe, outro no exterior. "Sempre usando o mesmo esquema de expansão que tenho adotado até agora."

Wagner Roque
Fonte: Site Pequenas Empresas Grandes Negócios

Pequenas empresas também apostam em blogs

Manter ou não um blog corporativo tornou-se decisão estratégica para as empresas nos últimos anos. E, enquanto no Brasil ainda são poucas as grandes companhias que apostam nesse canal menos convencional de relacionamento com o cliente, os pequenos e médios empresários já se colocam como os maiores usuários da ferramenta, segundo informou o jornal O Estado de São Paulo.

"As pequenas e médias são mais ágeis para implementar novidades e foram as grandes pioneiras na adoção dos blogs ", diz o consultor da Deloitte e autor do livro Blog Corporativo, Fábio Cipriani. Segundo um levantamento feito por ele, existem hoje 81 blogs de pequenas e médias empresas no País e 27 de grandes corporações.

"Os blogs das grandes empresas hoje estão mais focados em campanhas de marketing do que em relações públicas", diz. As PMEs, por sua vez, têm descoberto novas - e variadas - funções para a ferramenta. Promoção da marca, de um produto, relacionamento com cliente e simples expressão de opiniões do empreendedor são algumas delas.

A possibilidade de aparecer no topo da página de resultado em sites de busca é uma vantagem para o pequeno empresário. "Como o blog é atualizado constantemente, o endereço se posiciona melhor nos resultados das buscas. Isso faz aumentar o tráfego do blog, e, por conseqüência, a exposição da marca", diz Cipriani.

O empresário Roberto Machado, dono de um pequeno atacado de doces em Ribeirão Preto (SP), resolveu criar o blog da empresa em 2006. "Sem grandes pretensões", conta ele. A idéia era apenas divulgar e fortalecer a marca no interior paulista, única região em que atuava. Mas as constantes atualizações e participações de Machado em outros blogs fizeram a página da DoceShop ficar conhecida na "blogosfera".

Logo, surgiram contatos de leitores - e futuros parceiros - em mercados que, segundo ele, não estavam no radar da empresa.

"O blog abriu meus olhos para a possibilidade de expansão do negócio", afirma o empresário, que estima em 30% o crescimento no faturamento com novos contratos em Estados como Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso.

Mauro Gherperri, sócio da Sanna Consultoria Empresarial, é outro empresário que conseguiu fazer seu negócio expandir por meio do blog. Há dois anos no ar, a página traz textos sobre gestão e mundo corporativo e é voltada para os cerca de 40 clientes da consultoria. "Em alguns casos, apresentei temas novos, que despertaram o interesse desse público por um determinado serviço oferecido pela empresa."

Para o consultor Fábio Cipriani, além de dialogar com o clientes e aumentar as vendas, o blog corporativo também serve para "dar um rosto" à empresa. "A dedicação do empresário ao blog humaniza e dá transparência ao negócio."

Um dos primeiros blogs corporativos brasileiros, o diário da loja virtual Camiseteria surgiu em agosto de 2005 com essa proposta. O sócio da empresa e criador do blog, Fábio Seixas, escreve principalmente sobre o dia-a-dia da empresa, em linguagem informal e bem-humorada.

"Queremos mostrar para os nossos clientes que há pessoas de verdade por trás da empresa", diz o empresário. O blog recebe em média 15 mil visitas por dia.

Comunidade Orientador Empresarial - SEBRAE