segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Seminário Empretec em Alto do Rodrigues/RN

Encerraram ontem as atividades do Seminário Empretec na cidade do Alto do Rodrigues/RN. Composto por uma turma de 32 empreendedores de Alto do Rodrigues, Assú e Pendências o Empretec foi um grande sucesso. Essa foi a 116ª turma realizada no Estado do Rio Grande do Norte e certamente entra para a história pelos significativos resultados alcançados. Foi registrado no Seminário o maior valor de vendas acumulado por Empresas Cria no RN e também teve como participante o primeiro padre Empreteco do Estado.

A turma foi brilhantemente conduzida pelos facilitadores Sêmio Timeni, Flávio Assis e Ricardo Oliveira.

No encerramento do evento registrou-se a presença de Fernando de Sá Leitão (Gerente do SEBRAE/RN - Escritório Regional de Assú), Rogenildo, Isaías e Márcia (membros da CDL - Alto do Rodrigues) e do empresário e prefeito eleito Eider Assis e a sua esposa Jaqueline. Na oportunidade todos falaram da importância do Seminário Empretec nas suas vidas e da alegria de compartilhar aquele momento com os mais novos empretecos do Rio Grande do Norte.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Sebrae: 10 passos para um negócio saudável

O início de um negócio sempre envolve desafios. Para evitar que os obstáculos que surgem no meio do caminho não tirem uma empresa do mercado, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ) criou um "passo a passo" que o empreendedor deve seguir na hora de posicionar seu produto ou serviço no mercado.
Conheça abaixo os "dez mandamentos" relativos à melhoria da gestão, da omitização de custos e do relacionamento com o cliente desenvolvidos pela entidade:

1. Inove sempreÉ preciso que o empreendedor tenha novidades que mantenham sempre a clientela interessada em seu produto ou serviço. Buscar inovações não se refere somente ao atendimento ao cliente, mas também a formas criativas de reduzir custos de produção, para manter o preço atrativo.

2. Monitore a concorrênciaAs boas idéias também podem estar no vizinho. É sempre importante
saber o que a concorrência está fazendo em atendimento ao cliente, promoções e preços. Navegar no site ou visitar a loja do concorrente é sempre uma boa idéia.

3. Não tenha medo da informáticaNão vale a pena perder tempo fazendo manualmente o que um computador pode fazer muito mais rápido. Use o seu tempo para pensar em estratégias e deixe a contabilidade, os estoques e o cadastro de clientes para softwares específicos.

4. Invista em treinamentoAtualize-se e certifique-se de que seus funcionários saibam muito bem quais são seus objetivos para o negócio. Cursos de venda, de gestão e de aprimoramento da qualidade podem ser boas ferramentas para motivar a equipe.

5. Preste um bom serviçoA propaganda boca-a-boca é essencial para que um negócio prospere. Por isso, garanta que seu produto ou serviço satisfaça seus consumidores. Uma caixa de sugestões e um programa de fidelidade podem revelar o que seu freguês realmente quer.

6. Evite fazer estoquesÉ importante que o empresário saiba qual é a quantidade de matéria-prima que precisa para sua operação. A partir disso, poderá manter estoques mínimos e negociar bons prazos e preços com os fornecedores, atendendo bem os consumidores sem desperdícios.

7. Mantenha os olhos abertosUma oportunidade de crescimento pode "morar" ao lado. Por isso, não se feche dentro do próprio negócio e mantenha-se atualizado sobre as novas tendências em seu setor. Fique atento para não deixar de perceber, por exemplo, que uma cidade vizinha pode estar precisando de seus produtos.

8. O governo é um bom clienteA Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, aprovada em 2006, prevê benefícios para os pequenos empreendedores nas compras do governo. Por isso, fique atento aos editais de compra governamental, especialmente os de prefeituras.

9. Olhe para cimaUma boa alternativa para a pequena empresa é uma parceria com uma companhia maior. O pequeno negócio pode ser responsável por um elo da cadeia produtiva: por exemplo, há pequenas empresas que fazem a estamparia das camisetas vendidas em grandes magazines.

10. Imagem é tudoInstalações físicas limpas e bem conservadas, funcionários bem treinados e equipamentos bem cuidados fazem o ambiente de seu negócio parecer mais profissional. Por isso, garanta que a pintura e a limpeza do "cartão de visitas" de sua empresa, seja ela uma loja ou um escritório, esteja sempre em dia.

Do G1

terça-feira, 7 de outubro de 2008

SEBRAE/RN realiza Seminário Empretec em Alto do Rodrigues/RN

O SEBRAE/RN através do Escritório Regional de Assú realizará no período de 18 a 26 de outubro de 2008, na cidade de Alto do Rodrigues, o Seminário Empretec.

O EMPRETEC é fruto de uma pesquisa realizada em diversos países que estudou os comportamentos de vários empresários bem-sucedidos. Aplicado no Brasil com excelentes resultados, o EMPRETEC desperta em você estas qualidades colaborando de maneira decisiva para o seu sucesso.

O evento acontece em tempo integral, durante nove dias seguidos, num total de 80 horas-aula.

Passe no SEBRAE, faça a sua pré-inscrição e aproveite esta ótima chance de identificar e ampliar seu talento empresarial.

O programa EMPRETEC é uma iniciativa do SEBRAE, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e a Agência Brasileira de Cooperação – ABC, do Ministério das Relações Exteriores.

Como participar:

O Empretec é desenvolvido mediante as seguintes fases, sucessivas, harmônicas e complementares:

Fase 1 : INSCRIÇÃO - O candidato fará inscrição mediante o preenchimento de um questionário com seus dados pessoais e proposta empreendedora.

Fase 2 : ENTREVISTA - O candidato será convocado a participar de uma entrevista individual conduzida por selecionadores especializados em horário a ser agendado pelo participante e pelo SEBRAE. Essa entrevista permitirá avaliar suas características empreendedoras e traçar o perfil que subsidiará a coordenação do programa com informações para compor o grupo que participará do Seminário. As entrevistas acontecerão entre os dias 13 a 17 de outubro.

Fase 3 : SEMINÁRIO - O Seminário tem uma carga horária intensiva com oito horas diárias, durante nove dias. O período de realização será de 18 a 26 de outubro.

Garanta sua vaga!!!