segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Mercado de festas infantis agora diversifica serviços para ganhar espaço

Setor oferece eventos que podem reunir tantos convidados quanto um casamento.

Ao dar uma olhada no número de comemorações que alguns pais preparam hoje para seus filhos, fica fácil entender porque o mercado de festas infantis ainda apresenta boas oportunidades de negócio. E como as mães hoje trabalham, muitas não conseguem arrumar tempo para organizar uma festa – mas têm dinheiro para contratar quem faça isso por elas.

A longa lista de festas infantis começa antes mesmo de a criança nascer, com o chá de bebê. O que antes se resumia a uma reunião informal entre amigas, ganhou status de evento e pode reunir tantos convidados quanto um casamento. A depender do tamanho do bolso do casal.

Logo depois do nascimento do nenê, lá vem outra novidade. Um número crescente de pais tem aderido a uma comemoração pouco usual, criada para evitar que o bebê receba muitas visitas em casa. Chama-se “chá de apresentação”, uma festa em que a criança é apresentada para a família e para o círculo de amigos do casal de uma só vez.

Ainda não acabou. Nas famílias católicas, é possível que os pais organizem outra festa muito em breve: a comemoração do batizado. Até que, enfim, a criança complete um ano e inaugure a era dos aniversários infantis.

“As principais oportunidades para quem pretende abrir um buffet ou quer montar uma empresa que forneça produtos e serviços para festas infantis é se especializar em comemorações voltadas para crianças de até 3 anos de idade”, indica Zuleica Russi, organizadora do Mega Festas Kids & Teen, exposição que reúne fornecedores do setor.

Para Zuleica, as empresas com foco neste público vendem mais, conseguem fidelizar o cliente desde o berço e ainda sofrem menos com as oscilações do cenário econômico. “Pai e mãe sempre dão prioridade para a festa do filho, principalmente nesta idade”, afirma a organizadora do Mega Festas.

As festas mais simples, para 50 pessoas, não costumam sair por menos de R$ 3 mil, estima Zuleica. A partir daí, a imaginação e a disposição a gastar é que ditam o limite das despesas. Não é difícil encontrar organizadores que já tenham feito festas de R$ 50 mil para crianças.

O ramo oferece muitas oportunidades, sem dúvida. Mas também apresenta concorrência acirrada. “É preciso construir uma reputação no setor para conseguir indicações”, reforça Zuleica. “ E ter um diferencial também é importante, porque há muitas empresas já estabelecidas no mercado.”

A demora para que a empresa ficasse conhecida foi a principal dificuldade enfrentada por Kika Duarte, dona da Auguri Festas. “Nesse setor, a propaganda não adianta muito. O que vale é o reconhecimento do seu trabalho pelos pais das crianças e pelas pessoas que frequentam as festas”, afirma. “São eles que vão trazer outros clientes.”

As festas organizadas pela Auguri, normalmente voltadas para crianças de até 3 anos, costumam custar entre R$ 5,8 mil e R$ 7,2 mil. Para 50 pessoas. Ela fornece o serviço de buffet e a decoração.  No setor há nove anos, Kika acredita que a principal tendência desse mercado é a personalização. “Ninguém quer uma festa igual àquela feita para a outra criança. Cada mãe que entra aqui pede para eu criar uma coisa nova, que tenha a cara do seu filho.”

Ao organizar uma festinha com a cara de sua filha Catarina, a empresária Fernanda Quintanilha e sua cunhada Priscila Quintanilha acabaram criando um novo negócio. O Chá das 5 é o nome da empresa que organiza um chá de bonecas para comemorar aniversários de meninas que tenham entre 4 e 9 anos.

“A ideia foi retomar costumes simples, que foram perdidos, e assim estimular a convivência entre as crianças”, define Priscila. A empresa leva todo o mobiliário, a decoração e as comidinhas para a festa, que pode comportar no máximo 20 meninas. Recém-criada, a empresa atua em São Paulo e Brasília. O trabalho já foi contratado por uma academia de balé (que quer fazer um chá de confraternização para as alunas) e por muitas menininhas doidas para brincar de boneca com as amigas. O preço do serviço? R$ 120 por criança.

Por: Carolina Dall'Olio - Estadão PME

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Oito em cada dez paulistanos estão nas redes sociais. Aproveite!

Números comprovam necessidade da pequena empresa organizar uma estratégia virtual.

De cada dez moradores de São Paulo, oito estão nas redes sociais. Esta é uma das conclusões da Pesquisa sobre Hábitos dos Paulistanos na Internet, realizada em maio com mil entrevistados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP).

Segundo o levantamento, cerca de 9,35 milhões de pessoas, ou 82,73% dos moradores da capital paulista, fazem parte de ao menos uma rede social. Entre as pessoas com mais de 18 anos e menos de 35, o total é ainda maior, chegando a 89,54%. Aqueles com idades entre 35 e 70 anos, o total saltou de 61,05% em 2010 para 73,27% neste ano.

O Orkut segue como a rede social mais comum, com 74,91% de penetração, mas o site que pertence à empresa Google vem perdendo espaço, pois no ano passado sua popularidade chegava a 82,08%. Quem vem ganhando terreno é o Facebook, que registra 30,06 pontos porcentuais de aumento de uma pesquisa para outra, atingindo agora 54,04% da população paulistana. O Twitter é usado por 19,06% e o MSN, por 66,10%.

Os números comprovam a necessidade das pequenas e médias empresas organizaram - o quanto antes - uma estratégia para as redes sociais. Para ajudá-lo, o site do Estadão PME organizou abaixo informações importantes sobre cada mídia social e, principalmente, como tirar o melhor proveito delas.

Orkut e Facebook
O Orkut ainda é um importante canal de contato com o público das classes C e D. Portanto, não deve ser descartado como ferramenta pelas empresas que visam esse público-alvo.

Já o Facebook funciona como uma boa ferramenta de contato com universitários e as classes A e B. Os especialistas recomendam que as fan pages e as comunidades da empresa sejam um espaço de discussão, onde o empresário não apenas divulgue suas ações, mas também gere conteúdo e interação entre os usuários.

Além disso, as ferramentas podem ser utilizadas para realizar promoções e para a venda de produtos por meio do social commerce. “O Facebook divulgou que possui mais de 800 milhões de usuários ativos, um público enorme. E ainda pretende com seu redesenho manter o usuário conectado por mais tempo na página, o que mostra a força que essa ferramenta tem”, afirma o consultor de marketing digital Cláudio Torres.

Twitter
“O twitter é surdo”, brinca o professor Alexandre Marquesi, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em referência ao fato de que a interação no microblog é menor do que a que acontece no Facebook, por exemplo. Para ele, o canal tem que ser utilizado para uma exposição positiva da empresa e como um canal de atendimento ao cliente.

Um exemplo de uso do twitter considerado positivo pelos especialistas é o da varejista norte-americana Best Buy, que criou um twitter exclusivo, o @twelpforce, para tirar dúvidas dos consumidores da loja sobre os produtos.

Quem responde às questões são os próprios vendedores da loja. “Essa é uma boa estratégia para a empresa que não consegue gerar conteúdo original na rede”, diz Torres. Já para as empresas que produzem informação em um blog, por exemplo, o twitter pode ser usado como meio de divulgação desse conteúdo.

Foursquare
A rede, que permite que usuários cadastrados informem por meio do seu smartphone o estabelecimento comercial onde está, realizando um check in online, ganhou popularidade nos últimos meses, mas ainda está longe de ser uma ferramenta considerada tão eficiente pelos especialistas em marketing digital quando o Facebook. Ainda assim, pode ser uma forma interessante de pequenos estabelecimentos comerciais ganharem, sobretudo, status. “Como as pessoas só fazem check in em lugares bons, a empresa precisa trabalhar o posicionamento da sua marca”, diz Marquesi, da ESPM.

Uma das formas de chamar a atenção dos clientes mais utilizadas na rede e que pode ser adotada pelas pequenas empresas é oferecer prêmios para o mayor (prefeito) do estabelecimento - título dado ao consumidor que frequenta mais vezes o lugar - como um café gratuito ou uma diária grátis em um hotel, por exemplo. Outra boa estratégia é acompanhar o comportamento do cliente do foursquare em outras mídias sociais e ver como outras pessoas interagiram com o check in realizado pela pessoa no estabelecimento. No próprio site da ferramenta há uma página para empresas com dicas sobre como usar o Foursquare.

Youtube
Os especialistas recomendam que a ferramenta seja utilizada para produção de conteúdo informativo e como forma de demonstrar os usos de um produto. “Uma academia pode gravar um vídeo com os seus professores dando dicas de exercícios e de saúde”, exemplifica Torres. Segundo ele, esse conteúdo traz visibilidade e credibilidade para a marca.

Um caso famoso de uso do youtube é uma campanha da empresa americana Blendtec, que para demonstrar o poder de sua linha de liquidificadores, criou no You Tube o programa Will it blend?, no qual o fundador da marca, Tom Dickson, tritura produtos diversos, como um iPad ou um par de tênis.

Via: Estadão PME 

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Arcor lança biscoito com nanotecnologia



"Cooling", como é chamada a tecnologia, mantém aroma mentolado encapsulado e o revela conforme ele vai sendo consumido.
A Arcor do Brasil anunciou o lançamento do novo “Danix Choco Shake” sabor Milk Shake de Chocolate, sob licença dos Pinguins de Madagascar.

A nanotecnologia empregada na guloseima, denominada “cooling”, conserva e mantém encapsulado o aroma mentolado e refrescante que vai sendo revelado a cada mordida. Para se chegar ao resultado final ideal, o produto foi estudado por cerca de dez meses.

Além da sensação gelada, contém chocolate maltado e Vitacálcio (complexo de vitamina e cálcio), proteína responsável pelo fortalecimento e crescimento dos ossos e também dos dentes.

Segundo o diretor de Marketing de Biscoitos e Panificados da Arcor do Brasil, Rodrigo Peçanha, a empresa espera um crescimento de 30% de vendas para a linha de biscoitos Danix. “Nosso consumidor é muito exigente e sempre almeja novas experiências, por isso, investimos muito em novos sabores e nos personagens licenciados para aproximar o público infantil da marca”, explica.

Por: Exame.com

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O método Steve Jobs

Centralizador e perfeccionista, inventivo e empreendedor. Esse era o perfil do homem que criou a maior empresa de tecnologia da história, a Apple.

 Steve Jobs durante um evento especial de divulgação do iPhone 4 na Califórnia, 2010 (Robert Galbraith/Reuters)

Não existe alguém no mundo da tecnologia que desperte a mesma paixão que Steve Jobs provoca. Seus admiradores, antes um restrito grupo de usuários de Macs, podem atualmente ser encontrados entre jovens e velhos, pobres e ricos, especialistas e neófitos – um fruto do sucesso de iPod, iPhone e iPad. As  palavras do gênio inventivo eram ouvidas com atenção por milhares conectados à internet a cada apresentação de um novo produto que ninguém sabia que existia, mas que, a partir de sua aparição, tornava-se um item "necessário" ou até "vital". Ao mesmo tempo, Jobs era conhecido como um chefe extremamente exigente, cruel por vezes, um perfeccionista que, segundo lendas, chegou a demitir funcionários no elevador da companhia porque eles demoraram a responder a uma  indagação acerca de um produto em desenvolvimento.

Jobs não era engenheiro, designer ou administrador de empresas formado por uma universidade. Mesmo assim, conseguiu criar produtos inovadores e esteticamente imitados por toda a concorrência, além de ter tirado a empresa que ajudou a criar da falência, transformando-a em uma das mais rentáveis e lucrativas do mundo. Talvez essa seja a resposta para o seu sucesso: em vez de pensar como um técnico, ele enxergava o mundo pelo prisma do usuário. "Jobs conseguia conversar com as pessoas de igual para igual, sem aquele discurso técnico, chato", afirma Eric Johnson, da fundador e diretor da Ironfire Capital, empresa de investimentos.

Steven Paul Jobs foi adotado. Seus pais adotivos tiveram de prometer que o menino cursaria a faculdade para poder ficar com ele. Apesar dos esforços, o rapaz desistiu de estudar seis meses depois de ingressar na Reed College, uma universidade liberal em Portland, Oregon. Resolveu viajar pela Índia (Jobs é budista) e, de volta à Califórnia, se juntou a Steve Wozniak para fundar a Apple, se tornar o mais jovem milionário da indústria de informática, ser chutado da empresa que criou, montar uma nova empresa (que fracassou), comprar um estúdio de animação 3D (que se tornaria a Pixar), voltar para a Apple e mudar a vida de todos nós com os produtos que ajudou a criar durante a última década.

A melhor maneira de entender o sucesso de Steve Jobs é recordar a avaliação que ele fez de si próprio durante o discurso proferido para a turma de formandos da Universidade de Stanford, em 2005. Ele contou que abandonou a faculdade para fazer um curso de caligrafia, narrou o episódio de saída da Apple e, por fim, falou sobre a doença que o acompanhava há anos, um câncer no pâncreas. E resumiu o mantra que criou para si: faça o que você ama e siga sua intuição.

Em seu livro Inovação, A Arte de Steve Jobs, Carmine Gallo, especialista em treinamento de executivos e estudioso da vida do pai da Apple, afirma que o método de trabalho de Jobs obedecia a sete mandamentos: faça o que você gosta, cause impacto no universo, coloque o cérebro para funcionar, venda sonhos em vez de produtos, diga não a mil coisas, crie experiências incríveis e defina bem sua comunicação. As diretrizes guiaram todo o trabalho do criador, do processo de criação dos produtos à sua divulgação.

Leander Kahney, autor do livro A Cabeça de Steve Jobs, adiciona outro ingrediente importante para a receita do sucesso, um componente que fez parte da personalidade do gênio empreendedor: controle. Jobs era extremamente perfeccionista e não admitia que nada fosse feito sem seu aval. Isso é tão claro que até nas embalagens dos produtos Apple há o toque dele. De acordo com Kahney, para Jobs, o ato de desembalar o produto é tão importante quanto o de usá-lo. Ele não foi o inventor do iPod, mas foi o responsável por tornar o tocador de MP3 um dispositivo que todos os usuários pudessem usar. Para isso, disse a engenheiros e designers o que iria funcionar ou não. Estava certo.

Trabalhar com prazer e manter controle sobre a própria criação são dois aspectos importantes no método Steve Jobs. Enquanto o primeiro tem um aspecto romântico, o segundo revela um elemento essencial para a Apple. Um exemplo: todos os lançamentos da empresa são envoltos por uma aura de segredo. Como será o novo iPhone? Quais as novas funcionalidades do iPad? Esses temas são debatidos em sites de tecnologia e também na imprensa em geral – além de virar assunto entre consumidores. O segredo busca potencializar o impacto das novidades. E mesmo com o vazamento quase diário de informações, Jobs conseguia causar um grande reboliço cada vez que subia ao palco para mostrar um novo produto.

O controle total sobre seus produtos foi fundamental também para afirmar a marca Apple. Se o usuário quer usar o iOS, tem que comprar um iPhone. Se quer o Mac OS X, deve adquirir um Mac. Assim, a empresa monitora de perto seus usuários e não abre espaço para a divisão do negócio com outros fabricantes, como acontece com a Microsoft e o Google Android, para citar dois exemplos. Para Jobs, não havia meio termo. A história recente da tecnologia provou que ele estava certo.

Por: Sérgio Miranda - Veja

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Histórias de sucesso são relatadas em livro editado pelo Sebrae

A publicação conta a trajetória de pessoas, empresas e instituições que fizeram de seus negócios um exemplo de empreendedorismo. O lançamento do livro será em Mossoró e faz parte das comemorações do Dia da Micro e Pequena Empresa.

Um grupo de 33 empresas envolvidas direta ou indiretamente com a cadeia produtiva do petróleo decidiu formar uma rede, a REDEPETRO RN, para ganhar mais competitividade em outubro de 2009. Naquele mesmo ano, a Cooperativa de Desenvolvimento Agroindustrial Potiguar (COODAP) comemorava um feito inédito: trinta contêineres de melão cultivado pela comunidade de Pau Branco, em Mossoró, atravessam o atlântico com destino à Inglaterra.

Perto dali, em frente à Igreja de Santa Luzia, padroeira dos mossoroenses, a artesã Francisca Fernandes, hoje formalizada como Empreendedora Individual, em 2008 confeccionava pela primeira vez uma caricatura em biscuit, a do cantor jamaicano Bob Marley. Enquanto isso, o casal de empresários Pedro e Aurita Negócio decide esquecer o ramo de bonés e investir na fabricação de fardamentos para as indústrias petrolíferas e salineiras com a Pollybrindes.

As coincidências de datas, locais e momentos de conquistas para as pessoas, empresas e instituições citadas comprovam que a visão empreendedora pode ser determinante para transformar negócios aparentemente simples em exemplos de sucesso no mercado. As trajetórias desses quatro casos bem sucedidos na região de Mossoró estão reunidas no livro “Histórias de Sucesso do Empreendedor Potiguar III”, que será lançado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira (5) – Dia da Micro e Pequena Empresa, às 18 horas, no Escritório Regional do Oeste, em Mossoró.

A publicação traz 13 casos de empresas e empreendedores que, com o apoio e consultoria do Sebrae-RN, alcançaram sucesso com os seus negócios e hoje são referência para as demais empresas nos referidos segmentos. O livro relata a trajetória de empreendimentos situados nas diversas regiões do Rio Grande do Norte, sendo cinco deles de Mossoró e regiões próximas. “Com a publicação desse livro, comprovamos a força do empreendedorismo nas diversas regiões e que nasce a partir de pessoas com visão, dispostas a encontrar diferenciais competitivos e vontade de fazer o melhor em seus segmentos”, ressalta o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto.

Com 126 páginas, a publicação conta histórias como dois projetos desenvolvidos pelo Sebrae-RN – o Natal Pensando Moda e a REDEPETRO RN - alcançaram êxito agregando diversas empresas ligadas à mesma cadeia produtiva. Comprova o valor do agronegócio, destacando a Farinha dos Anjos e o bom exemplo do melão da COODAP, além do artesanato, ao descrever a história das associações de artesãos mossoroenses e de Vera Cruz. No setor industrial, o livro descreve o fortalecimento da Ster Bom e da Pollybrindes, assim como a empresa transportadora Auto Peças São Paulo. Vem do turismo os casos do Restaurante e Cachaçaria Urca do Tubarão, Pousada Bella Vista e Pousada Casa de Taipa.

Por: Cleonildo Mello - Agência SEBRAE/RN de Notícias

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

SEBRAE/RN realiza 1º Café Empreendedor


O SEBRAE/RN através do Escritório Regional do Trairi, sediado em Santa Cruz/RN realiza neste dia 04/10/2011, às 08h, o 1º Café Empreendedor - Encontro de Empreendedores.

Uma oportunidade para empresários e empreendedores conversarem sobre temas que permeiam o universo da gestão de micro e pequenas empresas e obter novas perspectivas de negócios.

Na sua primeira edição o Café Empreendedor terá como tema principal as "Mídias Sociais e o Mundo Corporativo", uma análise dessas ferramentas como oportunidades de negócios e relacionamento com clientes, seus desafios e oportunidades.

Não percam!!!

Equipe Café Empreendedor